Mulher seu dia é todo dia!

Dia 08 de março, dia internacional das mulheres, visto como um dia todo Rosa recheado de flores, presentes e muitas homenagens… mas este dia tem uma história bem longa de muitas lutas, afinal, você sabe como surgiu o dia internacional das mulheres?

Diferente do que muitos imaginam esta data não surgiu pelo comercio, foi no dia 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, quando ouve uma grande manifestação de mulheres trabalhadoras da indústria que lutavam por mais direitos igualitários na economia, pois na época havia muitas denúncias de péssimas condições de trabalho em fábricas formadas essencialmente por mulheres, onde a liderança era geralmente formada somente por homens.      

 Este movimento tomou mais força quando se espalhou para outros países como na república francesa, que reivindicava também o direito ao voto pelo público feminino, já que naquela época somente o público masculino tinha o direito ao voto.

Mas é claro que não foi assim tão fácil esta conquista pois a desigualdade era muito grande entre homens e mulheres, estendendo-se até 1911, quando começou a surgir os primeiros grandes movimentos feministas, impulsionados por uma grande tragédia ocorrida em 25 de março deste mesmo ano (1911), essa data foi marcada por um grande incêndio em uma fábrica têxtil, a Triagle Shirtwaist em Nova York , que  matou mais de 120 trabalhadoras, as quais trabalhavam em condições muito precárias e sem direitos trabalhistas, como licença maternidade, férias ou qualquer outro direito, trabalhando em média 14 horas por dia.

 Essa tragédia foi o estopim para que a sociedade e especialmente as mulheres abrissem os olhos e não fossem mais submetidas, servindo como um terrível alerta.

 Podemos dizer que o mês internacional das mulheres surgiu assim, o fato é que esses acontecimentos marcaram e impulsionaram muitos outros movimentos na luta pelo direito das mulheres perante a sociedade, vindo a se tornar cada vez mais importante e significativo.

 O dia internacional das mulheres se oficializou na Rússia no dia 23 de fevereiro de 1917 do antigo calendário Russo – 08 de Março no calendário ocidental, quando ouve a maior de todas as manifestações de operarias têxteis de São Peterburg. Esse evento impulsionou a revolução Russa já em sequência, mas foi somente em 1975, através de um decreto, que a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Vale ressaltar que as manifestações já ocorriam muito anos antes de 1900, onde as mulheres enfrentaram o patriarcado e batalhavam não por seus direitos como mulheres mais sim como ser humano digno de igualdade.

 Concordamos que este dia é sim digno de muitas homenagens, presentes, flores e o mais importante lembrarmos sempre da importância das mulheres no mundo em que vivemos!

 Não deixem de dizer as mulheres da sua vida o quanto elas são especiais neste dia todo dedicado especialmente a elas, nós da Bacic desejamos a todas as mulheres um dia incrível com cada uma delas!


Parabéns às mulheres que se dedicam e se esforçam para fazer do mundo um lugar melhor todos os dias