Plástico, um material indispensável!

O plástico é um material indispensável, mas o seu uso e descarte exigem responsabilidade para que o meio ambiente não sofra com consequências negativas, a solução é a reciclagem.

Atualmente ouvimos falar com muita frequência sobre o que está acontecendo com nosso planeta e as consequências dos nossos hábitos errados com a natureza e como o plástico tem uma grande parcela de culpa nestes problemas ambientais que estão ficando cada vez mais frequentes e agressivos.

 Mas quando paramos para pensar, vemos que o plástico está em quase tudo que usamos no dia – a – dia, ele está presente em muitos alimentos nos supermercados, embalando pães, carnes, frutas entre outros, deixando tudo limpo, conservado e seguro para o nosso consumo. Graças ao plástico temos água limpa e esgoto, pois tudo passa por canos plásticos, ou seja, podemos lavar as mãos, tomar banho, e descartar os fluidos de pias e sanitários de forma correta, protegendo assim as pessoas, os animais, as plantas e toda a natureza.

 O plástico também está presente dentro de nossa casa, em tomadas, cabos de luz, utensílios domésticos e até mesmo em alguns casos na estrutura da casa, como em paredes, forros e nos pisos, não podemos deixar de lembrar que ele também está muito presente em hospitais ajudando a salvar vidas, mas aí você se pergunta; por que usar tanto o plástico? Bom, a resposta é bem simples, o custo x benefício.

 Sua fabricação é rápida, usa poucos materiais e energia, além de economizar água em seu processo de fabricação, mas sabe qual é uma de suas maiores vantagens? Ele ajuda quem mais precisa, pois é útil, barato e substitui outras matérias com valor muito mais elevado, que tem basicamente a mesma função.

 Com todos estes benefícios e facilidades que o plástico nos proporciona diariamente me pergunto se daria para viver sem o plástico e todas as consequências negativas para nossa vida que a ausência de plástico nos traria, tanto para nós, os seres humanos, como também para todo o planeta.

 Mas não podemos negar que o planeta está cheio de plástico descartado em lugares errados e de forma inapropriada, contaminando rios e nascentes, matando animais, especialmente a vida marinha e causando muitas catástrofes ambientais, como por exemplo as enchentes. Então a solução é reutilizar o plástico já que uma de suas grandes vantagens é que ele pode ser derretido moldado e remoldado várias vezes sem danificar sua estrutura química. Reciclar não é nada difícil é só separar os materiais e destinar de forma correta.

 Todos nós sabemos que o mal do planeta não é o plástico mas sim o que fazemos quando ele perde a utilidade para nós, quem está prejudicando o planeta na verdade são as pessoas, seria muito difícil achar um material como o plástico que tenha tantas vantagens e os usos que este material  proporciona, não há dúvidas que a mudança está em nossas mãos e em nossa consciência, o plástico não precisa ser banido das nossas vidas, ele deve ser sim usado e descartado de forma correta, assim podemos usar sempre o plástico e deixar a vida das pessoas mais fáceis e a natureza mais protegida para nossas futuras gerações que herdarão nosso planeta do jeito que deixamos ele.